
Sobre nós
O projeto que deu origem ao HUG foi criado em 2015 no programa Startup Pirates - ISCAC/ Coimbra Business School e, após ter ganho um prémio, teve continuidade no Porto, na Escola de Startups - UPTEC, enquanto startup chamada "Via Glocal", dedicada à produção e comercialização de produtos de assessoria e mediação estratégica para o desenvolvimento de uma cultura de serviços glocal: global e local.
Surgiu na sequência da experiência de mais de 25 anos da sua fundadora como professora e formadora, e da sua licenciatura e investigações de mestrado e doutoramento – sobre línguas e processos de mediação cultural na União Europeia, Estados Unidos e países de expressão portuguesa, inglesa e francesa - onde concluiu que apesar de o mundo estar cada vez mais globalizado, as pessoas terão sempre especificidades individuais relevantes a ter em conta quando pretenderem integrar um mercado que é agora internacional.
A startup começou como uma Agência de InFormação sobre o global e o local focada em empresas que atuem ou pretendam trabalhar com países diversos, seja para instalar-se ou adquirir empresas, desenvolver parcerias, exportar / importar ou contratar, e, por esse motivo, necessitem de apoio técnico, informativo e formativo sobre o lado sociocultural e humano dos mercados para melhorar a sua sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESGs) e aprimorar a sua performance económica global. Nomeadamente através de assessoria de tendências, alinhamento de protocolos culturais customizados à cultura de serviços do mercado glocal em que pretendem operar e do desenvolvimento de habilidades comportamentais transversais quer em workshops de responsabilidade ambiental e social, quer no treino de competências de línguas, comunicação interpessoal e em público.
Em 2023 a empresa estendeu a sua InFormação estratégica à idade escolar através de uma parceria com a associação NECI.EU, também presidida em Portugal pela sua fundadora, que percebeu, ao trabalhar com jovens de outros países, que ainda há muito a fazer em Portugal para preparar os e as nossas jovens para lidarem com um mundo global e tão diverso. Assim surgiu a nova marca HUG - Human, Uplifting and Glocal Endeavour, nas 2 vertentes: HUG Empresas - Agência de InFormação e HUG Pessoas – Centro de Estudo & More.
As fronteiras entre fronteiras
As fronteiras digitais revolucionam. As pessoas transitam, física e virtualmente, pelo mundo. A velocidade da transferência de dados e informações permitem um português imaginar-se a ter um pequeno almoço com uma chilena numa rua de Singapura. Parece tudo possível. As fronteiras físicas existem mesmo que possuam menores distâncias. Velocidade!
Oportunidades que não se podem perder. Aspectos e peculiaridades locais ainda são segredos que só se revelam no quotidiano de quem está lá, onde quer que seja. E nós estamos conscientes: a pesquisar o mundo e a organizar as suas particularidades para partilhar conhecimento com as pessoas que querem pertencer à nossa comunidade.

As pessoas são a base do nosso negócio.
São a nossa essência. ABRAÇAMOS e acolhemos todas as pessoas. De todas as idades, lugares e etnias.
Human - Humanistas
Cultivamos empatia. Procuramos entender a maneira de ser de cada indivíduo.
E partilhamos conhecimento sobre as pessoas de diferentes culturas, contribuindo para que as empresas, com o olhar para o futuro, possam investir em práticas inovadoras.
Uplifting - Entusiastas
Alimentamos paixão pelo saber e pela multidisciplinaridade. O nosso conhecimento existe para ser partilhado com pessoas e pessoas que constituem empresas.
Glocal - Conectantes
Estamos a par das transformações globais e regionais, e dos seus impactos nas pessoas e nas empresas. Procuramos entender as culturas, que são a base do nosso negócio, e criar novas vias de conexão entre elas.
Valores
Bem-estar
Não somos máquinas! Ninguém consegue ter produtividade se não tiver saúde física e mental. É necessário haver equilíbrio entre vida e trabalho.
Diversidade
Valorizar patrimónios e identidades culturais. Promover respeito e inclusão das diferenças, e harmonia entre elas.
Empatia
Respeitar a diferença e compreendê-la como chave para entrar no mundo do indivíduo. Empatia é entender a sua essência e fazer com que se sinta parte do coletivo. Acolher e convidar para fazer parte de algo maior.
Desenvolvimento pessoal
Formar e capacitar pessoas com visão e valores de cidadania global, eliminando qualquer tipo de preconceito, e potencializar as suas competências individuais. Pessoas melhores para um mundo melhor.
Transparência
Defender os processos e políticas transparentes de gestão de empresas, que garantam respeito pelos direitos e deveres legais e constitucionais, e pelos acordos europeus e internacionais, e consideração pelos justos interesses de todas as partes interessadas.
Responsabilidade ambiental
Vivemos tempos de urgência ambiental. Nenhum projeto de negócio pode prosperar, humana e empresarialmente, se negligenciar os aspectos de consumo consciente, condições dignas de vida e práticas que minimizem o nosso impacto no meio ambiente.
Liberdade
Contribuir para um mundo sem barreiras e criar indivíduos internacionais. Proporcionar-lhes livre expressão e desenvolver habilidades que lhes garantam autonomia de vida. Ter liberdade para ser o que quiser, onde quiser.
Venha conhecer-nos!